default

Provimento 153 regulamenta a Lei 14.382, que alterou a Lei de Registros Públicos

O terceiro provimento publicado no último dia 28 de setembro, de nº 153/2023, regulamenta a Lei 14.382/2022, que modificou a Lei de Justiça dos Públicos e alterou os artigos 55, 56 e 57 da mesma lei. Esse provimento esclarece dúvidas deixadas pela legislação federal, assegurando uniformidade nos serviços de Registro Civil em todo o país.

Em relação à escolha de nomes, o provimento estabelece regras para prenomes e sobrenomes em registros de crianças, esclarecendo que a alteração de nome e prenome de crianças/menores pode ser realizado, desde que seja feito um requerimento conjunto.

Já nos casos de alteração de prenome de maiores, essa só pode ser realizada pessoalmente, não sendo possível sequer utilizar procuração para esse fim. A coleta de vontade deve ocorrer perante um registrador civil, com a devida exigência de certidões para garantir que não haja nenhuma intenção fraudulenta. O provimento também disciplina a publicidade dessas mudanças.

No que diz respeito ao artigo 57 da Lei de Registros Públicos, o provimento detalha as opções disponíveis para alteração de sobrenomes, incluindo a facilitação através da possibilidade de requerimento por meio de procuração pública.

Últimas Notícias

image

A revolução digital que ninguém vê: como 7.000 cartórios estão mudando o Brasil?

WhatsApp Image 2025-11-25 at 14.37.09

Corregedoria Nacional de Justiça estabelece que dados do Registro Civil chegarão ao SIRC  por meio do Serp e da CRC Nacional

17.1025 - ON-RCPN - BANNER DE COBERTURA DA LIVE SOBRE LGPD E LGPD MONITOR

LGPD nos Cartórios: ON-RCPN reúne em Live especialistas para alinhar governança, publicidade registral e evidências de conformidade

Rolar para cima