A inauguração da nova sede operacional do Operador Nacional do Registro Civil, localizada em São Paulo, foi um marco de celebração e avanço para o setor. O evento reuniu autoridades, membros da diretoria e dos conselhos do Operador, além de presidentes das Arpens estaduais, em uma tarde memorável, que incluiu um tour pelas instalações modernas e um coquetel para recepcionar os convidados.
Durante a cerimônia, o presidente do Operador Nacional do Registro Civil, Luis Carlos Vendramin Júnior, destacou a importância da representatividade estadual no processo decisório e reforçou o papel estratégico do Operador na modernização do registro civil no Brasil.
“Todos nós contribuímos para a construção dessas soluções e dessa jornada que vivemos hoje. Esforcei-me bastante para incluir todos os envolvidos. O Operador Nacional de Registro Civil conta com um conselho formado por todos os presidentes das Arpens estaduais, garantindo, assim, uma representatividade estadual sólida no processo decisório. Durante esta tarde, dedicamo-nos a uma jornada para apresentar as iniciativas que o Operador vem desenvolvendo na construção de soluções e no fortalecimento de suas ações. O Operador Nacional de Registro Civil tem como objetivo principal fornecer tecnologia e soluções inovadoras para aprimorar o registro civil brasileiro. Agradeço imensamente a todos vocês por estarem aqui e por fazerem parte desse momento tão significativo”, declarou Vendramin.
O desembargador Antônio Carlos Alves Braga Júnior, membro da Câmara de Regulação do ONSERP, ressaltou a importância histórica do Operador para a integração dos registros nacionais:
“O Operador foi uma solução encontrada para a integração dos registros nacionais. Isso vem sendo construído passo a passo e, hoje, nós temos os três operadores nacionais e o operador dos operadores, o ONSERP. Tenho grande alegria de estar aqui, por ter participado da criação da norma do Operador do Registro Civil. Ele é um instrumento para a integração nacional do Registro Civil de Pessoas Naturais.”
Ricardo Custódio, professor da UFSC e coordenador do LabSec da universidade, complementou destacando o potencial do Operador para beneficiar a sociedade:
“O Operador é uma oportunidade única para o aprimoramento do Registro Civil. Ele vai permitir integrar o Registro Civil e fornecer os melhores serviços para a sociedade e para o cidadão.”
Rachel Letícia Curcio Ximenes de Lima Almeida, presidente da Comissão de Direito Notarial e Registros Públicos da OAB/SP, também enalteceu o impacto da nova sede:
“Represento a Comissão de Direito Notarial e Registral da OAB São Paulo e a OAB São Paulo, na figura da nossa presidente, Patrícia Vanzolini. Este é um evento de suma importância para os registradores civis, que cada vez mais ganham espaço na nossa comunidade e junto aos cidadãos. Esta é mais uma ferramenta que vem modernizar os serviços e trazer um alcance ainda maior destes serviços essenciais para toda a população.”
Além das falas de destaque, o evento apresentou as principais iniciativas tecnológicas e projetos em desenvolvimento, evidenciando o compromisso do Operador em oferecer soluções inovadoras que simplifiquem e fortaleçam o registro civil em todas as regiões do Brasil.
Com a inauguração da nova sede, o Operador Nacional do Registro Civil consolida sua posição como um protagonista na transformação digital do setor, promovendo mais eficiência, acessibilidade e integração em suas operações.