Conheça as dúvidas mais comuns sobre o Sipe
O Sistema Integrado de Pagamentos Eletrônicos (SIPE), regulamentado pelo Provimento nº 127/2022 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), é a solução completa para o seu cartório. O sistema substitui os meios convencionais como o POS (Point of Sale), proporcionando uma experiência de pagamento totalmente integrada, simplificada e segura.
Para informar melhor os Cartórios de RCPN, reunimos as dúvidas mais comuns dos usuários em uma série de conteúdos e aqui trouxemos 10 delas. Confira:
1. O que é o SIPE?
Desenvolvido e gerido pelo Operador Nacional do Sistema Eletrônico do Registro Civil, o SIPE é uma plataforma voltada a auxiliar os Cartórios com meios de pagamentos de forma simplificada e segura.
2. O que é essa Integração?
O SIPE possui integração com a Central de Informações do Registro Civil (CRC), utilizando o sistema de autenticação do Registro Civil (IDRC) como meio de acesso.
3. Possui algum relatório das transações?
Sim, o SIPE fornece relatórios das transações realizadas pelo Cartório, sem nenhum custo adicional.
4. Quem pode aderir?
Somente o Oficial pode realizar a solicitação.
5. O Substituto pode aderir?
Infelizmente, o sistema não aceita a solicitação pelo Substituto.
6. Posso cadastrar os funcionários do Cartório? Eles têm acesso a tudo ou existe restrição?
Sim, os funcionários podem ter acesso ao PDV do SIPE para realizar as operações do Cartório. Os funcionários possuem apenas acesso restrito, ou seja, operam somente com o que foi delegado.
7. Por onde acesso o SIPE?
O SIPE é acessado pelo site home.registrocivil.org.br. Para acessar o nosso PDV basta clicar em ‘Frente de Caixa’.
8. Além de Registro Civil, também possuo outra atribuição (Notas, Títulos e Documentos, Imóveis, etc). Posso operar com o SIPE mesmo assim?
Sim, o SIPE não está restrito apenas ao Registro Civil. Trata-se de uma solução em meios de pagamento que traz a facilidade para o Oficial receber a prestação de serviço seja qual for a atribuição.
9. O SIPE é uma empresa?
Não, o SIPE pertence ao Registro Civil.
10. Qual o custo? Como é cobrado?
O único valor envolvido é de R$ 19,90 (unidade) por mês, referente ao aluguel do Pinpad. Esse valor é descontado no início do mês subsequente antes do repasse para a conta indicada pelo Oficial.
Saiba mais em onrcpn.org.br/sipe