CJF lança sistema de certidão unificada da Justiça Federal

Funcionalidade foi lançada durante o Encontro Nacional das Seções Judiciárias.

Conselho da Justiça Federal (CJF) disponibilizou, no Portal do CJF, o serviço de emissão de certidão unificada da Justiça Federal, que consolida os dados sobre certidões dos Tribunais Regionais Federais (TRFs) e tem como objetivo agilizar a prestação jurisdicional, por meio da unificação do procedimento. O lançamento do serviço ocorreu durante o Encontro Nacional das Seções Judiciárias, realizado em 27 de junho.

Segundo o CJF, “o sistema que permite acesso à certidão unificada é intuitivo e fácil. A ferramenta possibilita consulta rápida e simplificada à informação de qualidade, de forma segura, com emissão de um número único de validação da certidão em âmbito nacional.” Além disso, o CJF informa que, “nesta primeira etapa, será disponibilizada a emissão e a validação de certidões negativas das áreas criminal, civil e eleitoral dos TRFs das 1ª, 2ª, 3ª, 4ª e 5ª Regiões.” Para a segunda etapa “a estimativa é de que a funcionalidade seja ampliada para emitir acesso direto às certidões positivas, proporcionando a identificação instantânea dos processos existentes, sem precisar sair do Portal do CJF.

Ainda de acordo com o Conselho, “as certidões negativas serão disponibilizadas por download instantâneo, via página, e pelo e-mail do usuário. Caso seja constatada alguma positivação, a certidão será enviada exclusivamente por e-mail ao solicitante no prazo de até seis horas.

Acesse o sistema de emissão de certidões unificadas.

Fonte: IRIB, com informações do CJF.